"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

10 de novembro de 2012

"Olhar em frente para chegar aos 90 anos"

Muitas coisas aqui poderia escrever sobre o passado, mas como aniversariante disse, respondendo à pergunta sobre o que a fez chegar aos 90(noventa anos), alegre, saudável e feliz, "sempre olhei para a frente, o que passou e o que passei todos passam"! Sábias palavras, pronunciadas numa voz clara e forte por Hedwig Urnau Friedrichs, minha sogra.
 
 Voltarei apenas um pouquinho no tempo para explicar porque uma das  festas de seus noventa anos foi realizada em Carazinho. Hedwig saiu de Carazinho, após ter perdido o marido, para acompanhar sua caçula Maria Cristina que  frequentava a faculdade de Psicologia noutra cidade. Sustentaram-se as duas com uma mísera pensão do INSS e com tricôs e crochês maravilhosos que fazia. Cresceram, as duas, mãe e filha, degrau por degrau das dificuldades sem nunca esmorecer 
e sem jamais perder o sorriso no rosto.
Em razão desta garra materna, hoje sua filha Maria Cristina, mais conhecida por Cris Manfro, Psicóloga, especialista em terapia de família, palestrante, escritora, esposa, mãe, avó e grande amiga, 
 pode proporcionar à Hedwig um reencontro com amigos e familiares da região, num almoço fabuloso numa linda casa de festas em Carazinho.
 Seria impossível reunir todos em Novo Hamburgo, cidade onde hoje residem ou na praia onde será realizada a segunda festa em janeiro de 2013.
 A impossibilidade de tal reunião, encontra-se principalmente nos cabelos brancos da maioria dos convidados, irmãos e irmãs da aniversariante. 
 As exceções ficam por conta dos netos e do único bisneto (consanguineo)  e também de alguns sobrinhos.
  As irmãs, Hulda e Hedwig demonstrando a alegria do reencontro!
 Os segredos confidenciados ninguém atreveu-se a interromper.
O bolo, belo marco do número 90.
 A filha, gentil como sempre, presenteou a todos com um volume de seu livro "Escrito pra você" A dinâmica dos relacionamentos", lançado na Feira do Livro de Porto Alegre em 2011,
 pela editora Alcance. 
É óbvio que formou-se fila para os autógrafos, 
momento muito emocionante.
 Sim, trouxe flores para casa, pois a anfitriã solicitou à florista que arrumasse ramalhetes com um lindo laço de fita branca para que todos pudessem levar para casa um pedacinho da festa.
  Finalizando, só posso dizer que Hedwig tem também uma história de dores, mas soube fazer destas os motivos para manter a garra, a fibra e o otimismo de olhar sempre em frente.

9 de novembro de 2012

Mimi cumprindo regras

Vejam só, ela ficou boazinha, me deixou ficar na mesa onde está estudando mas antes impôs regras:
 lavar a barriga,
 lavar os braços,
 lavar as mãos, 
 lavar a cara,
 e os pés,
 para então poder deitar e assistir aos estudos.
 Gostaram?
Ai  Nina querida, como sofro...

6 de novembro de 2012

Anjo Gato - LEILÃO

A maioria dos leitores do blog sabem que há alguns dias e posts atrás (aqui), fui obrigada a pedir madrinhas ou padrinhos para os gatos.
Três receberam madrinhas e duas amigas queridas ofereceram seus trabalhos manuais para que fosse sorteado, vendido, leiloado, enfim a decisão foi deixada para mim.
Hoje, pelas mãos do carteiro chegou de longe uma linda caixa, recheada com uma ecobag, ou bolsa de tecido e uma mimosa cartinha.
 Alguns conhecem o blog Doces & Mimos Artes e para aqueles que ainda não o conhecem cliquem no nome e verão trabalhos e pessoas lindas, principalmente por dentro!
A idealizadora do blog e voluntária da Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Ubatuba a SAPO UBA, chama-se Ana, é psicóloga por formação e a maior parte de seu tempo é dedicado para as "suas meninas" como carinhosamente denomina o grupo especial, das pacientes oncológicas e que também amam artesanato. 
Acima está a cartinha escrita à mão pela querida Ana e abaixo um close do Anjinho Gato.
Vejam o capricho da etiqueta com instruções para lavar a peça.
Certa vez uma amiga ganhou de presente uma ecobag linda, de uma paciente e como não iria usar deu-me pois tinha a certeza de que a usaria. Pois acreditem, uso todos os dias quando vou ao supermercado.
Porque contei isso? Simples, acho que sou a única pessoa na minha cidade que usa ecobag ou bolsa de pano na rua, talvez nos automóveis, escondidinhas sejam usadas.
Então, minha primeira ideia para a bolsa presenteada pela Ana, era uma rifa com números a serem vendidos na cidade, algumas pessoas propuseram-se a ajudar nas vendas.
Mas, sempre tem um "mas", e se quem for sorteado comprou números "só para ajudar" e nem usa esses itens que nós gateiras e artesãs tanto amamos? Vá que dê para uma secretária, funcionária, manicure, comadre, sem saber se o Anjo Gato desfilará pelas ruas da cidade?
Uma ideia que tive e que talvez renda $$$ e quem adquirir certamente o fará por apreciar as duas causas, a dos gatinhos e a das artesãs e talvez não faça trabalhos manuais e deseja ter uma bolsa tão linda como esta, seria LEILOAR, partindo de R$75,00 (setenta e cinco reais). Alguém gritou aí que é muito cara, afirmo que não é! Se a aplicação fosse feita à máquina talvez pudesse ser um pouco mais baixo o preço, mas ela é toda aplicada à mão, ponto caseado e outros detalhes, quem faz sabe muito bem quantos pontos são dados até finalizar o trabalho e, aí entra outra amiga minha que certo dia falou quando queixei-me que as pessoas acham meus trabalhos caros e fico sem saber colocar o preço. Ela perguntou quanto custa a hora de uma diarista doméstica e falei, eu pago por oito horas, R$100,00 e então ela disse: faça a conta quantas horas de trabalho, mais o material usado e o preço é este. 
Interessante o cálculo.
Bem, todos os rodeios serviram para dizer que a bolsa não será rifada, pois fui autorizada na cartinha a fazer o que pensasse ser melhor, então farei uma semelhante para rifar e o Anjo Gatinho se ninguém manifestar-se para o LEILÃO, dia 1º de dezembro passará a me fazer companhia nas compras. 

4 de novembro de 2012

Fadinha das Flores

Aos poucos, nas pausas entre uma lei e outra, vou ao atelier mexer com paninhos.
O resultado do trabalho "Fadinha das Flores" está aqui na vitrine.
  Começou assim, criei o molde, a cabeça foi um botão, o corpo de um boneco de neve e os braços e pernas, as pontinhas da tilda.
Costurei à mão pois é bem pequena,
cabe na palma da mão.
A fadinha já tomou forma, está com suas roupas de baixo vestidas e a saia sendo confeccionada, num pedacinho de tecido, costurei as florzinhas uma a uma, nada de cola.
 A frente do vestido.
 As costas, já com as asinhas feitas com arame fino coberto com meia de seda.
Para fixar o musgo e as flores caídas usei cola branca e a fixação da fadinha foi feita com cola quente no topo da caixa, pois ela está voando sobre as flores.
Detalhe das perninhas suspensas
Está prontinha, esperando seu destino, ainda não definido. 
 Boa notícia: na próxima sexta-feira dois gatinhos brancos irão para sua casa definitiva, no interior do município, farão companhia à uma gatinha siamesa.